3 de novembro de 2009

Enxovais....


Meninas, muitas noivas se desesperam quando o assunto é este, e o que mais ouvimos é "nossa não tenho nada"..Bom pra começarmos sem pânico e sem achar que vai gastar rios de dinheiro a dica é, SEJA PRÁTICA...nada de ficar comprando peças e peças de edredons, toalhas, colchas....lembre-se vocês são apenas DOIS.....(para quem já tem filho, ou entiado, claro que a quantidade muda, é você quem saberá certinho quanto comprar de cada peça).


O ideal é começar a fazer seu enxoval assim que ficar noiva, desta forma poderá ir comprando aos poucos e escolhendo com calma.. Ao escolher por exemplo um jogo de cama, preste atenção nas cores. se são cores fáceis de enjoar, cansativas..olhe outras,dê preferência a cores neutras, estampas que não vão cansar você daqui um ano.. Tenho uma amiga que comprou seu enxoval(de cama e banho) TODO preto e branco estilo de bicho, hoje quase um ano após o casamento dela, não aguenta mais ver só preto e branco, cadê as cores? resultado, lá foi ela gastar novamente com algumas peças para dar um colorido na casa....

Lembre-se a moda passa e os gostos se transformam...(tá ai uma dica!)

Outra coisa que coloquei em prática na escolha do enxoval foi a opinião do meu maridinho, meninas, eles também vão usar "nosso" enxoval é mais que democrático saber o gosto deles, por exemplo meu marido me dizia assim:" ah não compra muita coisa de flor não" nem cor de rosa..rsrs ..ok, respeitei...não custa nada!

Como fui comprando aos poucos e fui guardando, tive o cuidado de guarda em sacos plásticos com sache e um antimofo por perto.. e quando faltava uns 3 meses para o casamento lavei as peças pricipais(leçois, fronhas, cobertor e edredon, este útimo mandei para lavanderia) o cheiro do tecido e da tinta pode causar alergia e sem dizer que há peças muito engomadas... panos de prato não lavei, nem forro de mesa...


Abaixo, colocarei uma listinha que segui e modifiquei, acho ela bem prática e já ajudou muitas noivinhas... confiram:


CAMA:

*4 jogos de lençol (porque geralmente qdo compra edredon já vem outro lençol incluso)

*2 capas protetoras para travesseiro(esta é para colocar antes da fronha, conserva o travesseiro da transpiração)

*6 fronhas avulsas

*1 saia para colchão( adorei, porque as vezes quando a colcha fica curta a saia completa a altura)

*2 a 4 travesseiros

*1 colcha de piquet

*1 manta de casal

*1 colcha

*2 edredons

*2 tapetes para piso(um para cada lado da cama)


MESA:

*2 toalhas para mesa de jantar

*guardanapos de pano se alguém preferir(compre sempre dois a mais, se sua mesa é para 6 pessoas compre 8, e assim por diante)

*2 jogos americanos de 6 (meninas vai depender para quantos lugares é a mesa, no meu caso é para 6 pessoas mais ja aconteceu caso de virem jantar 10 amigos)

*20 panos de pratos (+/_ isso depende muito porque ganhei demais, e ainda ganho ultrapassou 70 os meus, mas nunca é demais, depois é só separar alguns para o dia a dia)

*3 toalhinhas de bandeja

*7 toalhas de copa( são aquelas toalhinhas de cozinha, diferente de pano de prato)

anéis para guardanapos, se preferir



BANHO:

*4 jogos de banho com 5 peças(esses de 5 peças é incluso o tapete)

*4 tapetes para banheiro( aqui vai conforme a quantidade de banheiros)

*2 toalhas de rosto para hóspede

*2 toalhas de banho para hóspede

*2 pisos avulso

*5 toalhas de lavabo( diferentes das de rostos, são mais finas, para dias de visita)

2 roupões


Noivinhas, espero que eu tenha conseguido ajudá-las um pouquinho, essa listinha é bem prática. Se ficarem com vontade de comprarem alguma coisinha a mais, compre, vc esta comprando para sua CASA, apenas cuidado para não comprar demais, as vezes é melhor segurar um pouquinho e gastar esse dinheiro que seria a mais, em outra coisa que esta precisando.......Lembre-se todas as peças devem ter seu gosto pessoal, não se influencie pela atendente da loja, por palpites diversos, escolha o que lhe agrade e o que agrade seu noivo, o que você gostaria de ver em seu lar..nada melhor do que chegar em casa e ver tudo bonito arrumadinho como você planejou e escolheu......... :)

um beijo a todas!!!



Um comentário: