29 de outubro de 2009

Pequenas Curiosidades...

-Chuva no dia do casamento:

Há pessoas que se referem como “bodas Molhadas” ou “bodas Abençoadas”
Existe uma prática bem antiga que a noiva deveria levar uma dúzia de ovos a um convento e oferecer para a Santa Clara padroeira do Bom Tempo…ou até mesmo
colocar no telhado da casa da Noiva alguns ovos oferecendo a Santa Clara…..

-A noiva do Lado esquerdo:

A Noiva posicionada ao lado esquerdo do noivo, vem da Idade Média, para que se algum homem “tentasse” “sequestrar” sua futura mulher, o noivo defenderia sua amada com sua espada usando o braço direito;

-O Buquet da noiva:

Simboliza a VIDA, o CRESCIMENTO,FELICIDADE, FERTILIDADE e afasta “mau olhado”
A noiva deve ter 2 buques….o que ela entra na Igreja e será abençoado pelo sacerdote, deverá ser da noiva e outro para lançar as amigas solteiras..
Cada flor representa um significado( postarei um poste sobre flores)

-Véu e grinalda da noiva

O uso do véu é um costume vindo da Grécia e servia para proteger a noiva de mau olhado ou dos seus possíveis admiradores. Em árabe, o véu tem um significado mais amplo: separar a vida de solteira para entrar em uma nova vida - a de esposa. A grinalda nada mais é que um acessório para diferenciar a noiva dos outros convidados e fazer com que ela pareça uma rainha.

-Vestido

O vestido de noiva branco surgiu na Inglaterra, como casamento da rainha Vitória …com significado de pureza e castidade…mas hoje em dias há noivas que se casam se pérola, verde, lilás e até vermelho..o importante é que seu vestido seja o seu estilo!

-Alianças

Aliança por ser circular não há um começo e nem fim o que simboliza união contínua e eterna entre duas pessoas…..Na época Romana a aliança passou a ser usada como promessa pública de honrar um contrato de casamento.
Para os esotéricos, o objeto possui poderes mágicos e colocar um anel no dedo de outra pessoa significa aceitar o outro como ele é e ganhar um tesouro. A tradição cristã diz que a aliança começou a ser usada no século XI e era colocada no terceiro dedo da mão. Isto porque se acreditava que neste dedo havia uma veia que iria direto para o coração. Ainda hoje os casamentos islâmicos conservam esta tradição.

-Arroz

jogar arroz simboliza fartura para a vida do casal e ajuda na fertilidade…


-Bolo do casamento

os bolos tiveram origem numa antiga tradição romana. Nela, se partia um pequeno pedaço de pão sobre a cabeça da noiva para lhe desejar fertilidade. Já os bolos com andares têm uma história engraçada. Era um costume da época que os convidados levassem pequenos bolos, ou tortas para os noivos. Estes eram empilhados e os noivos tinham que se beijar por cima deles, sem os derrubar para ter sorte e felicidade na vida conjugal. Há tbem uma tradição da noiva dar a primeira fatia a uma ou duas amigas solteiras….

-A noiva no colo

Diz a tradição que se o noivo levar a noiva no colo evita o azar que pode ser atraído se a noiva cair na entrada da casa, ou entrar com pé esquerdo.

-Lua de Mel

Bem antigamente os casamentos aconteciam na fase da lua cheia e durante 30 dias os noivos deveriam beber uma poção a base de mel…dizem tbem, que qdo os noivos casavam iam para casa para a noite de núpcias e então vizinhos e parentes desenhavam uma lua com mel na porta da casa para dar sorte..


-Algo Velho, Algo novo, algo emprestado e algo azul

O velho simboliza continuidade
O Novo simboliza otimismo, esperança e a vida futura
O Emprestado simboliza a felicidade que deverá ser partilhadaO Azul simboliza a felicidade e amor eterno…….



beijinhos Aline

3 comentários:

  1. Nossa que lega!!!!! Otimas curiosidades!!!!

    ResponderExcluir
  2. lindaaaa que bom sua visitinha aqui! fique a vontade o espaço é seu!

    ResponderExcluir
  3. NOSSA ATE ME EMOCIONEI QUANDO VI MINHA FOTINHA NO SEU BLOG AMEI ADOROOOOO VOCÊ BEIJUSSSS ...

    ResponderExcluir